10 motivos pra você ler Flores para Algernon agora!

A leitura sempre foi uma das minhas paixões, assim como a escrita. A cada livro que leio, aprendo alguma coisa, e acredito que é uma das experiências mais gratificantes da leitura. Flores para Algernon de Daniel Keyes não só me ensinou, mas abriu os meus olhos, transformando a minha forma de enxergar diversos aspectos da vida. Depois que li, me senti na obrigação de compartilhar, me inspirando pela minha querida @inawords que me apresentou essa obra prima. Sem spoilers, vem comigo que eu te conto os motivos para você ler Flores para Algernon agora, de acordo com a minha experiência!

A sinopse de Flores para Algernon

Flores para Algernon retrata a experiência de Charlie Gordon, que possui uma forte deficiência intelectual e que foi selecionado para passar por uma cirurgia inédita para tentar aumentar o seu QI. O livro mostra o antes, durante e depois da cirurgia, que, sem dúvidas, é um marco importantíssimo na vida de Charlie já que ele começa a observar e analisar a sua vida por novas perspectivas, além de sua cirurgia ser uma revolução na ciência.
Com reflexões profundas e uma leitura fluida, Flores para Algernon é um clássico da literatura norte-americana, venceu o prêmio Nebula e foi base para a criação do Filme ”Os dois mundos de Charly”, que levou o Oscar de melhor ator em 1969 e inspirou um musical na Broadway.
A leitura prende do começo ao fim, e é de abrir a mente e tocar o coração! Veja os 10 motivos pra você ler Flores para Algernon agora!

  1. Uma reflexão poderosa sobre a inteligência

O que é, afinal, ser inteligente? Para que servem as notas, os rankings e as comparações? Qual é a necessidade de aprender alguma coisa? O que engloba ser inteligente de fato? Essas e outras reflexões não saíram da minha cabeça enquanto eu lia, e continuam surgindo mesmo após finalizar a leitura.

  1. Abordagem fantástica sobre as memórias da infância

A forma que os relatos da infância são expostos contém tantos detalhes que, durante a leitura, eu lembrei de diversos momentos da minha própria infância e tive muitos sonhos!Não sei se pelo fato do autor ter sido um psicólogo, mas esse livro mexeu com o meu subconsciente e abriu algumas portas bem interessantes.

  1. Reflexão sobre os relacionamentos afetivos

A necessidade, os motivos de me relacionar com outras pessoas, e até mesmo com os animais. Flores para Algernon me fez olhar lá no fundo, repensar e analisar alguns dos meus relacionamentos. As ponderações de Charlie sempre muito agregadoras e tocando em cantos da minha mente que eu, de certa forma, fingia não ver.

  1. O poder da leitura e da escrita no autoconhecimento

Como é extraordinário poder escolher palavras, me comunicar, externalizar o que penso. Como seria se eu não tivesse essa oportunidade e como deve ser para quem infelizmente não tem? Empatia foi colocada a prova durante essa leitura.

  1. Um olhar necessário sobre a relação com as pessoas com deficiência

A questão do bullying não deve ser negligenciada, e isso é fato, mas estou realmente consciente das minhas atitudes em relação à quem é diferente de mim? E isso se expande não apenas para a deficiência, mas a mente foi além, pensando nas questões de gênero, raça, cor, opção sexual. Como me comporto em relação à quem é marginalizado, julgado ou minimizado por alguma característica? Eu, como mulher, já sofro, mas tenho como lutar e me defender, e quem não tem o privilégio de poder de lutar por si próprio?

  1. Um exercício de ponderar os limites da ciência

Um fato que analisei bastante foi até onde a ciência deve interferir ou até que ponto enxergamos os impactos dos experimentos científicos em humanos e animais? Qual é o direito que os cientistas têm, de fato, em realizar testes em pessoas e animais simplesmente pelo pretexto do conhecimento? Me peguei pensando diversas vezes sobre o real preço da ”evolução” do conhecimento.

  1. Leitura fácil

No primeiro dia, li por duas horas direto e só fui dormir porque eu precisava. A leitura é gostosa e fluida, mesmo que um pouco confusa no começo. Não fiquei com vontade de parar, a não ser quando percebi que estava acabando e me deu dó de terminar o livro.
Com um total de 288 páginas, confesso que parece que foi muito mais em relação aos ensinamentos e reflexões, mas parece muito menos quando penso na rapidez que eu li. O autor realmente conseguiu fazer a mágica de ter um livro pequeno, impactante, útil para a sociedade. Então é um livro muito bom mesmo para quem não tem muito tempo, ou não gosta de livros muito extensos ou densos de ler.

  1. Oportunidade real de autoconhecimento

Se a leitura for feita com atenção e com o coração e mente abertas, é uma  oportunidade de autoconhecimento profundo. Eu me transformei tanto absorvendo o que foi retratado no livro, quanto nas minhas memórias despertadas por causa dele. Eu sei que pode parecer exagero, mas Flores para Algernon tem um poder enorme de transformação.

  1. Um abrir os olhos para a forma como eu me vejo e a sociedade me enxerga

Flores para Algernon me fez refletir sobre a forma que eu me observo e me identifico como pessoa, mas olhar para fora e pensar na forma como as pessoas me enxergam. Tantos estereótipos, julgamentos, que podem identificar em mim, e quando eu também o faço quando olho para alguém? Não é fácil reconhecer que julgamos e somos julgados, mas esse livro me fez refletir de maneira libertadora.

  1. Preço justíssimo

No kindle, forma pela qual eu li, e o preço de Flores para Algernon é R$36,98, já a capa dura é R$47,92! Eu tenho o costume de ler no kindle antes de comprar o livro físico para saber se vale a pena ter em casa, e eu com certeza vou comprar a versão de capa dura. Quero ler mais vezes e quero tê-lo em minha estante para nunca deixar de me lembrar do tanto que ele me ensinou! Vale cada centavo!

Muito mais que 10 motivos pra você ler Flores para Algernon agora!

10 razões são poucas. Desde aspectos mais profundos aos mais sutis, é um livro transformador. Mexeu com meus pensamentos, minhas memórias e conceitos da vida. Por isso, eu aconselho demais que você leia de coração e mente abertas para se transformar também. É uma linda e dolorosa jornada, mas que vale a pena cada linha! Você não vai se arrepender de ler!

Como eu amei esse livro, separei o link da Amazon para facilitar a sua vida! Comprando pelo meu link, você me ajuda a a impulsionar o Tentando Ser Zen! É muito importante para mim e agradeço demais pela sua ajuda!

Espero que você tenha gostado dos 10 motivos pra você ler Flores para Algernon agora e decida ler!
Quando ler, não esquece de me falar o que achou! Também pode postar no instagram e marcar o @tentandoserzen_ , vai ser um prazer saber da sua experiência!

Até a próxima,

Namaste!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *