tentando ser zen

porque seria hipocrisia dizer que é fácil manter a cabeça no lugar

Livro parto ativo : ítem indispensável do enxoval para bebê

Livro parto ativo : ítem indispensável do enxoval para bebê

Quando estamos grávidas, é natural pensarmos nos itens indispensáveis no enxoval de bebê. Roupas, mamadeiras, carrinho, produtos de higiene, fraldas dentre tantas outras coisas que são essenciais, algumas nem tanto.  Durante a minha gestação, reduzi a minha lista com o pensamento ‘’menos é mais’’ e um estilo de vida mais minimalista, mas algo que eu não abri mão no enxoval foi a informação. Em nenhuma lista de itens para enxoval de bebê eu encontrei livros, mas eu li tantos que eu me sinto na obrigação de compartilhar com outras famílias um ítem que me ajudou demais no processo de gestação e parto, que é o Livro Parto Ativo, de Janet Balaskas. Fique comigo que vou te explicar o porquê:

Por que você precisa ler o Livro Parto Ativo

Vamos direto ao ponto: o Brasil é um dos países onde mais se faz partos tipo cesárea sem real necessidade. Enquanto a OMS recomenda que a taxa de cesáreas seja entre 10 e 15%, o Brasil passa dos 40%, sendo que em muitos hospitais particulares, esse número pode chegar a mais de 80%. Vivemos na indústria da cesárea, sendo que ela deveria ser utilizada para salvar a vida da mãe e do bebê, mas em vez disso ela serve para gerar retorno financeiro para hospitais e equipe médica, além de ser muito mais confortável e rentável para os médicos.
Só esse fato já é o suficiente para que gestantes, acompanhantes, pais e familiares estudem sobre o parto. Por isso, e entre tantos outros motivos, eu digo que o livro Parto Ativo é um dos ítens indispensáveis para o enxoval no enxoval do bebê. Eu conheci esse livro enquanto estava me especializando em Yoga na Gestação, e por coincidência eu fiquei grávida no meio do curso, portanto o livro foi um dos maiores presentes que eu poderia ter recebido durante a minha gravidez.
O livro Parto Ativo é como se fosse um guia que mostra a mulher ativa durante todo o trabalho de parto. A autora fala de maneira clara, objetiva e com muito embasamento científico diversos sobre os quais as gestantes e as famílias precisam saber, tais como os tipos de parto, riscos, hormônios, anestesias, analgesias, termos técnicos, o papel dos acompanhantes, posturas físicas que ajudam no parto dentre tantas outras informações valiosíssimas, que quase ninguém fala, nem mesmo médicos. Ao ler esse livro, muitas informações ficaram claras, e eu pude escolher com consciência o tipo de parto que eu gostaria, assim como os procedimentos que eu julguei necessários ou não. Nós, mães, somos donas do nosso corpo, e nossos filhos que ficaram dentro de nós por meses merecem nascer com dignidade, respeito e amor.

Se você deseja poder viver o seu parto com autonomia, escolher o que quer para você e para seu bebê, saber o que está envolvido no processo do parto, além de tentar evitar uma cesárea desnecessária e violência obstétrica, você precisa ler esse livro. E a leitura não é apenas responsabilidade da gestante, mas da pessoa que vai acompanhá-la no parto, já que a mulher fica em uma situação vulnerável, então o acompanhante também precisa saber as vontades e desejos da gestante. Confira o sumário do livro, ele é realmente muito bom e quando você ler, vai entender o porquê eu insisto que ele deve ser um ítem indispensável do enxoval para bebê:

O preparo para o parto X compra de ítens para enxoval do bebê

Eu vejo muitas pessoas preocupadas com coisas materiais, não que elas não sejam necessárias, já que nossos bebês vão precisar de algumas coisas e é necessário planejamento, mas é muito mais comum os amigos, familiares e conhecidos falarem do tanto de objetos que precisamos, nos enchem de presentes, alguns até desnecessários, mas na minha experiência quase ninguém veio me dar dicas do preparo para o parto, apenas algumas mães que infelizmente sofreram no parto delas.
Vivemos em um mundo em que estamos acostumadas a precisar de muitas coisas, e paramos de olhar para dentro e viver cada processo da vida com consciência. Na gestação, o preparo para o parto , independente da via, precisa ter tanta atenção quanto os itens para enxoval. Se não tivermos uma saída maternidade, o bebê terá muitas outras roupinhas para vestir, mas se não tivermos informações e preparo para o parto, a experiência de trazer o nosso filho ao mundo pode ser traumática e nada no mundo vai conseguir substituir este momento. Por isso, repito. Se encha de informações com embasamentos científicos, comece lendo o livro Parto Ativo e eu tenho certeza que você vai perceber como o conhecimento vai transformar a sua gestação e suas prioridades. E agora que você já sabe da importância desse livro, saiba como adquirir:

Comprar o livro Parto Ativo, de Janet Balaskas

Pode ser que você curta um livro digital, mas nesse caso, eu sugiro que você compre o livro físico, porque assim você vai poder grifar, colocar post its, fazer anotações, emprestar para o acompanhante e familiares, além de ser mais prático para conferir as posturas físicas. Eu até tentei baixar o livro Parto Ativo grátis, mas além de não encontrar, eu acredito que o investimento é baixo em relação a tudo que ele oferece. O Livro na Amazon está um pouquinho mais de R$45 na promoção, valor acessível para um dos itens indispensáveis no enxoval de bebê! Além disso, nada mais justo do que contribuir financeiramente com o trabalho tão importante da autora, com esse livro transformador para as gestantes.
Para comprar o livro Parto Ativo, você pode clicar na imagem abaixo, que foi onde encontrei o melhor preço na internet!

Invista no seu conhecimento para uma gestação e parto mais tranquilos

Invista em conhecimento, não deixe que médicos decidam tudo por você. Lembre-se que a mulher sabe parir e o bebê sabe nascer, e a tecnologia e medicina existem para ajudar quando a natureza tiver dificuldades, não o contrário. A mulher é capaz de parir, de escolher, de sentir o seu corpo e suas emoções. A mulher não precisa passar um dos momentos mais importantes de sua vida em um ambiente médico, frio, sem carinho nem atenção.

É possível e necessário que lutemos para que o parto ativo e com a mulher no seu lugar de protagonista e que a vida do bebê seja tratada com carinho, desde os primeiros segundos nesse mundo.

– Mila Celestrino

Além do livro Parto Ativo, existem outros que falarei em uma próxima oportunidade, mas algo que também nos ajuda a conhecer o nosso corpo é o Yoga, então se você desejar expandir o seu conhecimento além do intelectual, venha praticar Yoga na Gestação comigo, clique aqui!

Ah, me conte o que achou do livro! E se tiver qualquer dúvida, me mande nos comentários que será um prazer conversar sobre tudo isso. Não se esqueça de me seguir no instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo